Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

Manchetes deste sábado

Gaeco prende 3 vereadores e empresária
     Os jornais Diário de Cuiabá e A Gazeta abrem as primeiras páginas deste sábado (18) com manchetes referentes à prisão de vereadores, em Sorriso (MT). Por enquanto, é só em Sorrriso, mas se o Ministério Público Estadual apertar o cerco, não sobrará uma Câmara e alguns vereadores que realizam esse tipo de “jogada”, bastante conhecida no mundo político Esse tipo de negociata entre vereadores e prefeitos já virou mania. Não precisa ir longe. Alguém duvida disso?


"Figurões”são
  apenas denunciados
     Alguns saites, nem todos, destacam a notícia da denúncia do Ministério Público Federal contra 37 “figurões” na área da Justiça de Mato Grosso. No meu modo de entender, como as denuncias são contra “figurões”, não passarão de denúncias e a gente nunca vai ver esses “figurões na cadeia. São vão pra cadeia as “figurinhas repetidas” que roubam biscoitos em supermercados. 
O Globo
STF terá novas regras para evitar golpe de mensaleiros
     Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já se preparam para evitar que manobras de réus no processo do mensalão atrasem ainda mais o julgamento dos envolvidos no maior escândalo de corrupção do governo Lula e levem à prescrição de alguns crimes. Um dos mais fortes temores do ministro relator, Joaquim Barbosa, é que, depois de reunir 600 depoimentos de testemunhas e produzir 45 mil páginas, tudo seja posto a perder com uma possível renúncia dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP). Eles são hoje os únicos entre os 38 réus que ainda têm direito foro especial - e, por causa deles, o caso é mantido no STF. Na hipótese de renúncia, ainda que às vésperas do julgamento marcado para 2012, o processo teria de ser transferido para a primeira instância do Judiciário e totalmente refeito. Seis ministros ouvidos pelo GLOBO se mostraram dispostos a mudar a norma atual para evitar um possível golpe como a renúncia, impedindo que todo o trabalho volte à estaca zero e que o escândalo acabe impune. (Págs. 1 e 3)
Dilma assume recuo em sigilo oficial
     A presidente Dilma Rousseff admitiu ontem que mudou de opinião e passou a defender o sigilo eterno para dados que ameacem a segurança e a soberania nacionais. (Págs. 1 e 10)
Outras obras podem ter regime especial
O regime diferenciado para obras da Copa, aprovado na Câmara, pode incluir empreendimentos não relacionados ao evento. (Págs. 1, 25 e editorial "Evitar derrota na Copa e Olimpíadas")
Folha de S. Paulo
 Governo agora promete divulgar despesas da Copa
Dados irão para a internet assim que os projetos forem aprovados e os pagamentos efetuados, afirma ministro
O ministro do Esporte, Orlando Silva, comprometeu-se a tornar públicas todas as despesas associadas a obras da Copa e da Olimpíada.
A divulgação incluirá os novos contratos, que o governo ameaçava excluir das prestações de contas, conforme a Folha revelou. (Págs. 1 e Poder)
Brasil arrecada muito imposto, mas devolve pouco bem-estar (Págs. 1 e Poder A10)
O Estado de S. Paulo
Governo quer que regra de licitação da Copa seja definitiva
Planalto pretende extinguir Lei de Licitações se o Regime Diferenciado de Contratações for bem-sucedido
As regras para apressar licitações e contratações de serviços e obras serão aplicadas na organização da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, mas a intenção do governo é que, caso a experiência seja bem-sucedida, o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) passe de provisória a definitivo. Após os eventos esportivos, o Planalto pretende extinguir a Lei das Licitações, informa Rui Nogueira. O ministro do Esporte, Orlando Silva, afirmou que o RDC faz parte da proposta de "aperfeiçoamento das regras de compras governamentais com mais competitividade". Em Ribeirão Preto, a presidente Dilma Rousseff disse que o regime especial foi discutido com órgãos reguladores. (Págs. 1 e Esportes E1)
Estado de Minas
Política - Você reclama... mas você poderia participar
Enquanto esquenta o debate sobre a reforma política, com a qual se pretende aperfeiçoar o sistema eleitoral e melhorar a representação dos cidadãos no poder público, o eleitor mineiro se mantém alheio. Consulta aberta sobre o assunto no site da Assembleia Legislativa há 20 dias registrou apenas 62 manifestações. Sintomaticamente, a moralidade é a principal demanda. “Quero mais investimentos e menos roubalheira”, afirma o carpinteiro Miguel da Silva, de 49 anos. “O mais importante são medidas que eliminem as vias da corrupção”, emenda o médico Carlos Estevão, de 64. A consulta estará aberta até segunda-feira para quem quiser se manifestar sobre esse tema e vários outros, como reeleição e financiamento público de campanha. (Págs. 1 e 7)
Você, também, pode anotar e comentar o que bem entender
Aqui ainda se pratica a liberdade de expressão e a democracia
Escreva! Mande o seu material. Seja lá o que for! E-mail:gfernandespot@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário