Páginas

terça-feira, 21 de junho de 2011

Manchetes desta terça (21)
Mato Grosso vai parar
Funcionários da Empaer também entram em greve

Riva fez cabeças de Eder e Silval
Governo e Agecopa escolhem VLT

ARAGUAIA: o massacre que as Forças Armadas querem apagar


Brasil tem quase 14 milhões de filiados a partidos políticos

21% dos senadores e 10% dos deputados federais são concessionários de rádio e TV,
-------------------------------------------------------------------
Riva fez cabeças de Eder e Silval
Governo e Agecopa escolhem VLT
     Não é novidade para ninguém que o governador do Estado, Silval Barbosa e o presidente da Agecopa, Eder de Moraes, devam anunciar que o modelo de transporte escolhido para ser implantado em Cuiabá e Várzea Grande seja o VLT – Veículo Leve sobre Trilhos -, mesmo porque, o deputado estadual José Riva fez a “cabeça” dos dois.
Atualmente, José Riva é o homem de maior força influência no Governo do Estado e os seus desejos e pedidos terminam sendo atendidos pelo Silval e Eder.
     Sabe-se que os projetos do modal Bus Rapid Transit (BRT) já estão prontos e, sabe-se até o custo, enquanto do VLT está tudo por fazer e, ainda mais, deve sair muito mais caro que o BRT. Isso significa dizer que vai sobrar dinheiro e, muito. A turma do VLT sabe disso e, já comemora.  
-----------
"Eu sou assim, e digo mais - convivo muito bem com as minhas idéias fixas." - "De vez em quando, alguém me chama de “flor de obsessão”. Não protesto e explico: - não faço nenhum mistério dos meus defeitos. Eu os tenho e os prezo. Sou um obsessivo. E aliás, que seria de mim, que seria de nós, se não fossem três ou quatro idéias fixas? Repito: - não há santo, herói, gênio ou pulha sem idéias fixas. Só os imbecis não as têm." - Nelson Rodrigues
----------------













ARAGUAIA: o massacre que as Forças Armadas querem apagar
Em meio ao debate sobre a emenda que propõe o sigilo eterno de documentos do governo, a Pública revisita uma das histórias mais obscuras do período militar: a repressão à guerrilha do Araguaia (1972-1975).
Em três dias de pesquisa nos 149 volumes do processo judicial que investiga o desaparecimento dos guerrilheiros do Araguaia, a Pública coletou relatos de dezenas de moradores que foram obrigados a prender, enterrar, matar e decapitar guerrilheiros – e sofrem até hoje as consequências do que viveram nesse tempo.
Em entrevista exclusiva, a juíza titular da 1a Vara da Justiça Federal, Solange Salgado, diz que, passados quase 40 anos, reina o medo de se falar sobre o assunto entre os que participaram do conflito. Mateiros e ex-militares que colaboraram com o Grupo de Trabalho Araguaia - que investiga o caso desde 2009 em cumprimento à sentença judicial promulgada por Solange Salgado em 2003, que obriga a União a entregar os corpos dos desaparecidos às famílias – estão recebendo ameaças.
Por isso, quando esteve na região no ano passado, para recolher e checar informações sobre o paradeiro dos corpos, a juíza optou por preservar o sigilo dos autores dos depoimentos. “Foi uma garantia que o Poder Judiciário deu a essas pessoas. Elas ainda estão muito apavoradas, se sentindo muito acuadas”, disse ela à Pública.
Nossa reportagem esteve em Marabá, no Pará, e conversou com ex-mateiros e ex-soldados que confirmaram a realização das chamadas “Operações Limpeza”, por meio das quais os restos mortais dos guerrilheiros foram desenterrados e transportados a outros locais. Além disso, cinco entrevistados afirmaram ter visto atuando na repressão o ex-diretor do Dops de São Paulo Romeu Tuma, falecido em outubro do ano passado.
Por Marina Amaral e Tatiana Merlino/Pública – Agência de Jornalismo Investigativo
---------------------
Site de relacionamentos para pessoas bonitas exclui 30 mil 'feios'
Diretor do site lamenta que as pessoas excluídas tenham pensado que eram bonitas
O  site de relacionamentos Beautifulpeople.com, que gerou polêmica ao ser criado apenas para "pessoas bonitas", voltou às manchetes. Desta vez, a empresa responsável pelo empreendimento diz ter excluído 30 mil "feios" que teriam sido admitidos por engano.
A culpa do problema seria um suposto "Vírus Shrek". O programa teria permitido a vários usuários entrar na rede sem ser avaliado pelo teste de beleza. O site enviou um e-mail aos 30 mil expulsos lamentando o engano. Entre os excluídos, 2.911 eram brasileiros.
"Ficamos desconfiados quando dezenas de milhares de novos membros foram aceitos, muitos dos quais não eram exatamente uma pintura", disse o diretor do site, Greg Hodge. "A empresa lamenta sinceramente pelas pobres pessoas que foram incorretamente admitidas no site e que acreditaram, ainda que por pouco tempo, que eram bonitas".
Ainda de acordo com Greg Hodge, a empresa investiga um ex-funcionário pelo erro. Em média, uma em cada sete pessoas inscritas acaba admitida ao Beautifulpeople.com.
------------
À margem da lei, os flanelinhas atuam nas grandes cidades sob o olhar desconfiado dos motoristas e sem o respaldo do poder público
----------------
21% dos senadores e 10% dos deputados federais são concessionários de rádio e TV,
Segundo dados da ONG Transparência Brasil, 21% dos senadores e 10% dos deputados federais são concessionários de rádio e TV, isso sem contar aqueles que têm empresas em nome de familiares ou laranjas. Uma lista com os nomes dos proprietários e sócios de emissoras foi recém disponibilizada no site do Ministério das Comunicações.
Além da driblar a legislação colocando laranjas na direção de suas empresas, vários parlamentares se valem de interpretações divergentes do Legislativo e da Justiça sobre o texto consitucional para controlar emissoras. Esse entendimento pode estar a caminho de uma resolução. Em 2009, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal aprovou uma resolução afirmando o caráter ilícito de parlamentares figurarem como diretores, proprietários ou controladores de empresas que explorem serviços de radiodifusão.Além disso, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, tem afirmado ser contra a prática e que pretende propor alguma alteração na lei que colabore com isso no projeto de revisão do marco legal que está construindo. “Só não mandaremos se dentro do governo chegarmos a conclusão que não deve mandar. Mas não sou ingênuo de achar que não vai ter reação”, disse ele em entrevista a Carta Maior,

----------------------
"É um tapa na cara, de quão distante de um jornalismo independente e crítico a gente está"
-------------------------
Rascunho automático
A ingratidão de Silvio Santos
Carlos Newton
Morreu na semana passada Dom, o remanescente da dupla Dom & Ravel, que surgiu em meados da década de 60 e conquistou o país com a música “Eu te amo, meu Brasil”, que estourou nas paradas de sucesso quando a seleção saiu-se tricampeã no México. Ravel, já havia morrido há alguns anos.
Na época, Silvio Santos se aproveitou do sucesso da dupla, incentivando os dois irmãos a continuarem compondo músicas ufanistas, que apresentava em seu programa aos domingos, para bajular os governantes militares. Quando pleiteava sua primeira estação de TV, Silvio Santos fez com que a dupla Dom e Ravel, no auge da fama, viajasse a Brasília para pedir ao presidente Geisel que desse a concessão ao homem do Baú, e foram atendidos.
Vejam como as coisas mudam. Agora, na morte de Dom, o telejornal do SBT esqueceu (ou passou a borracha) na ligação entre a dupla e Silvio Santos. O texto lido pelos apresentadores era só de críticas a Dom & Ravel, por seu apoio ao regime militar.
Quanta hipocrisia. Silvio Santos agora é de esquerda, coloca no ar uma novela (“Amor e Revoluçao”) exaltando os que lutaram contra a regime militar de 64, dá um golpe espetacular na Caixa Econômica Federal, passa adiante o Banco PanAmericano, completamente falido, não acontece nada, e adivinhem quem patrocina o Jornal do SBT. Ora, a Caixa Econômica Federal, é claro. Afinal, não são parceiros?

Carlos Newton
O Movimento de Resistência Leonel Brizola é uma dissidência do PDT, que defende a purificação do partido e o consequente alinhamento à defesa das teses de Alberto Pasqualini e do próprio Brizola.
O texto do convite afirma que “no sétimo ano de sua morte, Leonel Brizola permanece vivo nos corações e mentes de todos os trabalhistas, que tinham nele o grande líder revolucionário, portador de um projeto nacional de desenvolvimento para tornar o país livre, soberano e com justiça social”.
Na oportunidade falarão sobre o significado de Brizola para a política Nacional alguns pedetistas que mais de perto conviveram com ele, como os ex-deputados federais Vivaldo Barbosa, José Mauricio e Carlos Alberto de Oliveira. A missa para homenagear a memória do fundador do PDT será rezada esta terça-feira, às 12h15m horas, na Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, Rua Rodrigo Silva, nº 7 (esquina com Rua São José), Centro.
----------------------
"Odeio os indiferentes. Acredito que viver significa tomar partido. Indiferença é apatia, parasitismo, covardia. Não é vida. Por isso, abomino os indiferentes. Desprezo os indiferentes, também, porque me provocam tédio as suas lamúrias de eternos inocentes. Vivo, sou militante. Por isso, detesto quem não toma partido. Odeio os indiferentes" [Antonio Gramsci]
--------------------------
Brasil tem quase 14 milhões de filiados a partidos políticos
Levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que 13.962.531 eleitores brasileiros são filiados a algum partido político. Atualmente existem 27 partidos políticos devidamente registrados na Justiça Eleitoral e sete deles reúnem a maioria dos eleitores filiados, sendo que cada um desses sete tem mais de um milhão de filiados.
A legenda que abriga maior número de filiações é o PMDB, com 2.324.339 em todo o Brasil. Em seguida aparecem: o PT, com 1.423.063; o PP, com 1.369.873; o PSDB, com 1.323.531; o PTB, com 1.157.487; o PDT, com 1.137.072; e o DEM, com 1.098.121.
Participação feminina
Dentre esses sete partidos, a legenda que registrou maior número de mulheres filiadas foi o PMDB, com 1.025.337 em todo o país. Em segundo lugar o PT, com 607.469; e, em terceiro, aparece o PSDB, com 583.450 mulheres registradas.
Eleitores jovens
Na faixa etária de 16 a 18 anos o voto é facultativo, mas, alguns jovens, além de tirar o Título de Eleitor para participar das eleições, se filiaram a partidos políticos.
Dos sete partidos com maior número de filiações, o PP registrou mais eleitores filiados nessa faixa etária. Ao todo, são 662 em todo o Brasil. Em seguida, o PT registrou 632 filiados jovens, e o PMDB, 545.
O número de filiados foi atualizado depois que os partidos políticos entregaram à Justiça Eleitoral a relação de nomes de seus filiados contendo também o número do título de eleitor e a seção eleitoral em que cada um está inscrito.
A Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) determina que cada partido entregue essa lista atualizada até a segunda semana de abril e outubro de cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário