Páginas

sábado, 25 de junho de 2011

Manchetes deste sábado (25)
Ex-candidata Marina Silva vai anunciar saída do PV
----------------------
 Governo desrespeita acordo e amplia gasto com terceirizados
-----------------------
Levantamento aponta contratações irregulares em 52 órgãos federais
------------------------------
Cai a procura por cursos de direito e administração
------------------------------
Igreja evangélica lança novo slogan: “Deus é 10%”
-------------------------------
Programa ‘Agecopa Itinerante’ tentará dar explicações sobre obras e projetos às comunidades em Cuiabá e em Várzea Grande.
-------------------------------------
Prefeitura de Cuiabá vai parar. Deve passe livre e tem que pagar
---------------------------------------
----------------------------------------------------
Previdência quer de volta pensão paga a mortos
     O Ministério da Previdência cobrará a devolução de benefícios pagos a pessoas que morreram sem que a informação do óbito fosse repassada. Na segunda-feira, o governo vai a Justiça contra cartórios. Problema está no banco de dados do INSS, afirma associação.
Para Fifa, País quer 'ganhar a Copa, não organizá-la'
     No momento em que o País discute novas regras para licitações, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, reclamou de atrasos e disse que a Rússia-20l8 está mais adiantada. O ministro Orlando Silva (Esporte) disse ao Estado que cidades-sede usam a Fifa para se justificar: "É preciso tomar cuidado para que supostas exigências não ocultem ineficiências."
"Eu não sou louco não; apenas não tenho parafusos..."
"O trabalho me fascina tanto, mas tanto, que chego a ficar parado, olhando para ele, sem conseguir fazer nada..."
"Fiado é igual a barba, se não cortar só cresce."Mulher de amigo meu é que nem cebola: Eu como chorando."
"Eu não quero um príncipe, eu quero um homem que seja capaz de cativar meu coração sem eu ter que me esforçar pra gostar dele."
Levantamento aponta contratações irregulares em 52 órgãos federais
Em desobediência ao Termo de Conciliação Judicial firmado com o Ministério Público do Trabalho em 2007, o governo federal voltou a contratar secretárias e supervisores administrativos, entre outras funções, por intermédio de empresas de terceirização. Os gastos com a contratação de funcionários terceirizados, que haviam diminuído após a assinatura do acordo, voltaram a crescer. Nos primeiros cinco meses de 2011, as despesas somaram R$ 1,33 bilhão, 21% a mais que R$ 1,1 bilhão do mesmo período de 2010. Levantamento do GLOBO revelou que há funcionários terceirizados em pelo menos 52 órgãos federais, vinculados a 23 ministérios e à Presidência da República. Até a Controladoria-Geral da União, que deveria fiscalizar os demais órgãos, está em situação irregular. "Muitas vezes, parece que está se tentando buscar brechas para terceirizar o que não é terceirizável", criticou Daniela Marques, procuradora do Trabalho.
Cai a procura por cursos de direito e administração
Entre 2007 e 2009, caiu a procura por cursos de direito (6%) e administração (10%), enquanto as matrículas em engenharia cresceram 33%. Para autor do estudo, causas são mercado de trabalho e ação do MEC, que barra expansão de certos cursos. (Págs. 1 e Cotidiano C1)
Preste atenção
Uma mulher mal-encarada, antipática, grossa e muito, muito feia, entra numa loja com duas crianças. O gerente, querendo ser gentil, pergunta à ela:
- São gêmeos?
A mulher, fazendo uma cara de poucos amigos e, ficando ainda mais feia, diz:
- Não, paspalho, o mais velho tem 9 e o mais novo tem 7 anos. Por que? Você, realmente acha os dois parecidos, seu idiota?
- Não, absolutamente. É que eu não posso acreditar que alguém tenha comido a senhora duas vezes!
Pedro do Couto
Em acórdão publicado no Diário Oficial de 21 de junho, páginas 138 e 139, o Tribunal de Contas da União, depois de monitorar a execução das obras indispensáveis à Copa do Mundo de 2014, decidiu alertar a presidente Dilma Roussef dos atrasos verificados e da falta de definição clara quanto ao ritmo dos projetos.
O TCU cobrou providências do ministro do esporte, Orlando Silva. O aviso à presidente da República a respeito da situação reinante foi encaminhado através da ministra Gleisi Hoffmann, chefe da Casa Civil. O relatório da matéria coube ao ministro Valmir Campelo. Pelo conteúdo do levantamento, parece estar com a razão o deputado Romário, ex-titular da Seleção Brasileira: só Jesus Cristo salva a Copa no Brasil. Ele fez a afirmação em entrevista à Folha de São Paulo de terça-feira, texto do repórter Filipe Coutinho.
O TCU, por outro lado, determinou ao Ministério do Esporte que envie até 30 de Julho a relação das ações contidas no segundo ciclo do planejamento, especificando etapas, valores e responsáveis. Este segundo ciclo – acentua a Corte de Contas – implica na inclusão do primeiro, cujas informações permanecem desconhecidas e desconectadas. Depois, a começar de agosto, relatórios bimestrais. As ações essenciais dividem-se entre as de responsabilidade federal, responsabilidades estaduais e municipais. Inclusive a matriz geral de responsabilidade encontra-se desatualizada e limitada ao primeiro ciclo, este ainda em aberto. Incrível, digo eu.
É indispensável transparência – destacou o TCU –, o que não está sendo observado, uma vez que faltam indicações completas sobre o que já foi feito e a respeito do que está sendo realizado. Predomina um enigma. É preciso desvendá-lo.
A sistemática de monitoramento adotada, limitada às obras de mobilidade urbana, não permite o acompanhamento atualizado de todos os gastos relacionados à Copa, no âmbito da administração pública federal. Faz-se necessário um modelo piloto de gestão e nele a inclusão de setores básicos como segurança, saúde, hotelaria, telecomunicações, aspectos operacionais, convênios e contratos.
Além disso – continua o Tribunal – predomina ausência de definição sobre qual o conjunto de obras consideradas essenciais à Copa, separando-se às quais se aplicam as normas especiais e às quais não se incluem no caráter excepcional. Dá impressão de que todas podem ser liberadas da fiscalização fixada pela lei 8666/93. Pode ser – acentuo eu – que a confusão seja proposital para que se ampliem os incentivos fiscais e as liberalidades.
Volta o TCU a falar: O risco de o modelo adotado de concessões e financiamentos mediante a falta de transparência acarrete aumento de preços, elevação do custo total, e possível repasse do déficit final para a União, está presente em todo o quadro crítico que está predominando.
Impressionante o relatório. A presidente Dilma necessita agir e intervir pessoalmente. Caso contrário, não se desata o nó resultante da omissão e da conivência proposital que ela oculta. Pois não tem lógica alguma a existência de atraso nos empreendimentos e suas etapas.
O Maracanã, Estádio Mário Filho, nome do jornalista que liderou a campanha para torná-lo realidade, foi construído no prazo de vinte e seis meses depois de aprovado pela Câmara Municipal o projeto do vereador Ari Barroso. As obras começaram em março de 48, o Maracanã foi inaugurado em Junho de 50. A tecnologia não era a atual. Como explicar a rapidez de ontem e a morosidade de hoje? Um mistério que produz sombras. E, dentre as sombras, os preços sempre crescem demais.
Você, também, pode anotar e comentar o que bem entender
Aqui ainda se pratica a liberdade de expressão e a democracia
Escreva! Mande o seu material. Seja lá o que for! E-mail:gfernandespot@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário