Páginas

sexta-feira, 1 de julho de 2011

VIZINHANÇA
Antigamente a vizinhança era um fator decisório em muitas situações. O velho ditado - “Diz-me quem são seus vizinhos, só assim terei condições de oferecer a minha opinião”, contribuiu, em parte, para que isso fosse visto como verdade.
Cresci com a cultura da boa vizinhança, pois são com os vizinhos que, pelo menos antigamente, tínhamos mais contatos, chegando mesmo a formar uma grande família.
O meu Estado tem uma enorme vizinhança e, por incrível que pareça, fomos instrumentos de algumas desavenças.
Com os nossos amigos paraguaios (antes da divisão do Estado), lutamos naquela guerra que a Inglaterra mandou o Brasil fazer para destruir um país emergente na América do Sul.
Esse conflito está na lista dos documentos secretos que jamais serão revelados a nós.
Alguns detalhes dessa guerra aprendi com o Rubens de Mendonça, que nunca publicou a verdadeira história da Guerra do Paraguai. A razão imagino qual seja, pois o Rubinho era pobre.
A sua ótica era totalmente diferente da história oficial, ensinada às crianças nas escolas.
Segundo o historiador, que não tinha papas na língua nem reservas nas suas conversas comigo, a verdadeira história jamais poderá ser do domínio público por uma razão muito simples - o que iremos fazer com os nossos heróis e como iremos justificar a nossa presença nessa briga?
Com a Bolívia, temos aquela história do Barão do Rio Branco, que deu um trecho da estrada de ferro Madeira-Mamoré, logo transformada em elefante branco e ficou com o, hoje, Estado do Acre.
A presidente aceitou os conselhos do Sarney e do Collor em não tornar públicos esses documentos, que morrerão secretos para não reabrir feridas em nossos vizinhos.
O Peru, outro vizinho, ocupa posição estratégica para as nossas ambições. Com um pouquinho de entendimento e sem guerras, poderemos ter a sonhada saída para o Pacífico pelo porto de Callao.
Como o planeta Terra, dizem, ainda é redondo, os países do trópico úmido necessitam basicamente da nossa produção maior, que é alimentos. Essa saída para o Pacífico é estratégica para Mato Grosso.
O nosso problema hoje é com o vizinho presidente cocaleiro.
Depois de encampar uma refinaria da Petrobrás na marra, sem nenhuma resistência do governo brasileiro passado, agora resolveu legalizar os veículos roubados no Brasil.
Converte, do dia para a noite, um carro roubado, ou trocado, pelo seu principal produto de exportação (drogas), em apto para uso em seu território.
Só para se ter uma ideia do que representa a indústria de carros roubados de brasileiros na capital boliviana, os números oficiais falam em mais de dez mil.
Além do roubo dos veículos, os nossos vizinhos são os maiores abastecedores do comércio de drogas, que está destruindo as nossas gerações.
E grande parte desse negócio entra e sai pelo nosso Estado.
O governo sabe de tudo e a fiscalização e a proteção das nossas fronteiras com o cocaleiro, parece que estão sendo realizados por aqueles aviões invisíveis da última campanha presidencial.
Já esqueceram que foi até dito que o Brasil já havia adquirido?
O governo mete o nariz onde não deve e esquece-se de fazer a lição de casa, que é patrulhar as nossas fronteiras.
O Brasil se cala diante dessa bandalheira do nosso vizinho em nome de quê?
Será o arrependimento tardio pelo que fizemos no passado com eles?
A vizinhança tem que ser boa! (Gabriel Novis Neves)
UM POUCO DE CADA COISA
     Por falta de tempo, vai sem tempo. É assim mesmo, os desocupados sempre estão sem tempo. E eu me incluo nesse meio. Desocupado, desempregado. Só escrevendo. Mas, letras não enchem a barriga, mas satisfaz. E de letra em letra eu formo palavras e.....
     Tenho me esforçado para ver o mundo como ele é, mas me preocupa a despreocupação do homem com o mundo que ele vive. E isso me faz lembrar, constantemente, que a Terra faz parte de um parentesco com o sol, a lua, estrelas, astros, asteróides e cometas. E outros mais pobres e insignificantes, como diria o meu professor de Geografia, o filósofo Francisval de Brito. Com ele, também, aprendi que “somos um pontinho quase invisivel e insignificante neste  mundão de meu Deus”. Tudo isso, também, faz me lembrar o Marcelo Mirisola, revelação da literatura brasileira, quando diz que “Jesus Cristo está muito mal a companhado” e, eu completo: basta assistir, na televisão, alguns programas que falam Dele. É uma calamidade.....
     Por falar em calamidade, o vereador Julio Pinheiro virou prefeito de Cuiabá por quinze dias. E Cuiabá vive momentos de calamidade. Tenho certeza que vai virar manchetes nesses dias de intensas reuniões, onde a teoria suplantará em tudo à prática. E ao Chico Galindo, boas férias. Que saudades eu tenho de, de, de; deixa a saudade de lado se nem lembranças eu estou tendo.
     Em falando de viagem, o governador Silval Barbosa vai para a China. A China está na moda. Enquanto isso, a saúde, segurança, educação e o resto está indo para o beléléu, que fica aqui mesmo, ao lado de cada um.
     Estou torcendo, como muitos que moram aqui, em Cuiabá, que tudo dê certo para que sejamos uma subsede maravilhosa e exemplar para a Copa do Mundo de 2014. Mas, como outros, eu também tenho minhas dúvidas. É o que eu escuto de gente que anda por ai, pelas ruas e ficam sentados nos bancos das praças e jardins. Aliás, melhor lugar para curtir, ultimamente, é a Praça Ipiranga. Alia você encontra gente de todos os tipos, empregados, desempregados, aposentados, pensionistas e vigaristas, também.      
          Não sei se estou vivendo um outro mundo, bem diferente daquele da minha infância e juventude. Bem diferente dos conselhos que a minha mãezinha Nafia me dava. E eu posso dizer que quando falo dos principios e conceitos de antes, obrigatórios,   meu filho Thiago Neruda, misto de psicólogo astronáutico e marketeiro  mundializado, argumenta: “O ontem não é hoje, nem será o amanhã. O agora é que será sempre o assunto de toda hora.” Quem sabe ele tem razão.....
     E ai eu fico imaginando que os poderes públicos estão todos fazendo papéis diferentes do que eram para serem feitos. O Poder Judiciário ao inves de fazer justiça está negociando sentenças. A Assembléia Legislativa além de lavar dinheiro dos outros,  agora dera para fazer obras, propaganda de desfile de modas e CPIs que nunca chegam ao final. Legislar que é o dever..Neca! O Poder Executivo e, ai entram  governos e prefeituras, passaram a executar negócios empresarias visando superfaturamentos. Pois é, mamãe, hoje não tem nada a ver com  o ontem e, não se sabe se o amanhã a mãe será mãe de verdade ou apenas resto de qualquer coisa.
(Jê Fernandes, jornalista, radialista, poeta, cronista, contista, conversador fiado nas horas vagas e, o que mais? Ah! Doméstico. E-mail: gntfjornal@gmail.com,/ Blog: (www.jefernandesanotaecomenta.blogspot.com
Por que nos distanciamos dos amigos?
Houve uma vez dois amigos: Eles eram inseparáveis, eram uma só Alma. Mas por alguma razão seus caminhos tomaram dois rumos distintos e se separaram.   E ISTO INICIOU ASSIM: Eu nunca voltei a saber do meu amigo até o dia de ontem, depois de 10 anos, que caminhando pela rua me encontrei com a mãe dele.  A comprimentei e perguntei por meu amigo. Nesse momento seus olhos se encheram de lágrimas e me olhou nos olhos dizendo: -Morreu ontem... Não soube o que dizer a ela, ela seguia me olhando e então perguntei como ele tinha morrido. Ela me convidou a ir a sua casa, ao chegar ali me chamou para sentar na velha sala onde passei grande parte de minha vida, sempre brincávamos ali, meu amigo e eu. Me sentei e ela começou a contar-me a triste história. Fazia 2 anos que diagnosticaram uma rara enfermidade, e sua cura dependia de receber todo mês uma transfusão de sangue durante 3 meses, mas... Recorda que seu sangue era muito raro? Sim, eu sei, igual ao meu...   Ele dizia que da única pessoa que receberia sangue seria de ti, mas não quiz que te procurássemos, ele dizia todas as noites: -Não o procurem, tenho certeza que amanhã ele virá... Assim passaram os meses, e todas as noites se sentava nessa mesma cadeira onde estás tu sentado e orava para que te lembrastes dele  e viesse na manhã seguinte. Assim acabou sua vida e ontem na última noite de sua vida, estava muito mal, e sorrindo me disse: -Mãe, eu sei que logo meu amigo virá, pergunta pra ele por que demorou tanto e entrega a ele esse bilhete que está na minha gaveta. A senhora se levantou, regressou e me entregou o bilhete que dizia: Meu amigo, sabia que virias, tardastes um pouco mas não importa, o importante é que viestes. Agora estou te esperando em outro lugar, espero que demores a chegar aqui, mas enquanto isso quero dizer desde o céu tens um amigo cuidando de ti, meu querido melhor amigo. Ah, por certo, te recordas porquê nós nos distanciamos? Sim, foi porque não quiz te emprestar minha bola nova, rsrs, que tempos heim... Éramos insuportáveis, bom pois quero dizer que te dou ela de presente e espero que gostes muito. Amo você! Teu amigo de sempre e para sempre! "Não deixes que teu orgulho possa mais que teu coração... A amizade é como o mar, se vê o princípio mas não o final..."    Envia isto a quem consideras teus AMIGOS, incluindo a mim que te enviei se achar que sou teu Amigo e mereço. Se voltar a Ti, saberás que tens um círculo de Amigos. "NENHUM DE NÓS É TÃO BOM QUANTO TODOS NÓS JUNTOS" 

Nunca diga que seu namorado é um gato. Pois gato lembra leite, leite lembra vaca, vaca lembra boi e boi lembra chifre."
"Mais vale chegar atrasado neste mundo do que adiantado no outro..."

"Você nasce sem pedir e morre sem querer. Aproveite o intervalo!"

"Numa coisa homens e mulheres concordam: ambos não confiam em mulheres."

"Mulher feia é como muro alto: primeiro dá medo, mas depois você acaba trepando..."

"Eu não sou louco não; apenas não tenho parafusos..."

"O trabalho me fascina tanto, mas tanto, que chego a ficar parado, olhando para ele, sem conseguir fazer nada..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário