Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Silval em Mato Grosso
e  Dilma em Brasilia
     Diante dos últimos acontecimentos em que a presença do governador Silval Barbosa, de Mato Grosso, não chega a ser representativa, muito pelo contrário, depreciativa, ganhando repercussão negativa no meio popular, pode se dizer que a situação dele tem muito a ver com a da presidente Dilma, que vem sofrendo derrotas sucesivas na Câmara Federal e Senado.
     Quanto a Silval Barbosa, já se comenta no meio do povo que ele não é o governador, apenas representa o papel, pois quem está dando ordens no governo são alguns deputados e secretários de estados nomeados por força partidária. Não muito diferente de Dilma, que agora, também, recebe ordens do ex-presidente Lula, Silval ainda tem contqs a acertar com o ex-governador Blairo Maggi.

Rapidinhas....
.....A maioria dos vereadores tem como certa a volta de Ralf à Câmara Municipal de Cuiabá.
.....Galindo, prefeito de Cuiabá, confidencia a pessoa íntima, que termina o governo bem e, vai arriscar, sem, a continuidade na política.
.....Tem alguma coisa errada na Câmara Municipal de Cuiabá. Tem vereador dando plantão 24 horas na Casa do Povo.
.....Por falar em Camara Municipal de Cuiabá, lá também tem “fantasmas” que ganham muito e não parecem para trabalhar. Cuidado com as “amantes”.

PGR dá parecer contra
aposentadorias de
 ex-governadores do PR
Só falta Mato Grosso
     A Procuradoria-Geral da República deu parecer favorável à Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) ajuizada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que questiona a aposentadoria vitalícia para ex-governadores do Paraná. A decisão foi enviada ao STF (Supremo Tribunal Federal), que analisa a ação.
     De acordo com o parecer aprovado pelo procurador-geral, Roberto Gurgel, o benefício vitalício configura um "privilégio inadmissível no âmbito do regime republicano".
     A autora do parecer, a vice-procuradora-geral Deborah Duprat, afirmou que o argumento de homenagem ou reconhecimento a ex-governadores não justifica "o comprometimento permanente de recursos públicos para o pagamento mensal e vitalício a quem não mais exerce cargo público". Segundo ela, configura "utilização caprichosa e arbitrária do poder".
ESTADOS
A OAB ajuizou dez ações contra Estados que pagam pensão vitalícia a seus ex-governadores: Paraná, Paraíba, Acre, Piauí, Rio Grande do Sul, Amazonas, Sergipe, Pará, Rondônia e Mato Grosso.
Destas, sete, segundo a entidade, já contam com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República. Sobre as ações que questionam a aposentadoria no Pará, em Rondônia e em Mato Grosso, a procuradoria ainda não se manifestou.
De acordo com nota divulgada na quarta-feira (25), a OAB considera que "a maioria das Constituições estaduais que preveem esse pagamento viola a Constituição, uma vez que ela não apresenta norma semelhante à que subsistia na Constituição de 1967, que

Helio Fernandes
Imaginavam muita coisa, especulavam se Dona Dilma seria a sucessora de si mesma em 2014 ou se Lula voltaria a ser eleito. As duas hipóteses eram examinadas, pesadas, analisadas. E como Dona Dilma foi escolhida, imposta, eleita e empossada por Lula, não seria surpreendente que reivindicasse (leia: exigisse) o lugar que era dele.
Mas substituir a presidente que ele mesmo elegeu, antes de completados 6 meses, é espantoso, assombroso e até perigoso. Convenhamos, a culpa é da própria Dilma, que abriu as portas da fortaleza para a invasão.
O artífice da crise foi o corrupto Palocci, que “protegido” por Dona Dilma, acabou por sepultá-la, isolá-la politicamente e comprometer seu futuro e sua carreira. Agora, a saída de Dilma é demitir o Chefe da Casa Civil, se firmar e mostrar ao país: “Lula é meu amigo, mas quem manda no Planalto sou eu”.
 ***
PS – Lula constrangido de ir ao Planalto, montou seu bunker na casa oficial do presidente do Senado, José Sarney. Que fez toda a carreira e “construiu” a fortuna (e da família) no Maranhão, o estado mais pobre do Brasil.
PS2 – É o Ibope que diz: “No Maranhão, 26 por cento das residências têm um membro que ganha por mês, um quinto de 1 salário mínimo”.
PS3 – Façam as contas, vejam quanto isso significa, e transfiram o cálculo para a fortuna de Sarney e da família. Dona Roseana que perde e é empossada no governo. Sarneyzinho ministro. Fernando sócio de Ricardo Teixeira e contribuindo para a sua impunidade.

Suíça já estuda intervenção na Fifa
Parlamento do país define prazo para que órgão, mergulhado em denúncias, se submeta a auditorias, e projeto de lei vai exigir governança transparente
    Em meio a um tiroteio pré-eleitoral que opõe o atual presidente, Joseph Blatter, e Mohamed Bin Hammam, seu adversário no pleito de quarta-feira, a Fifa sofreu ontem um duro golpe.
     Tradicionalmente alheias ao que ocorre na principal entidade esportiva do planeta, autoridades suíças (onde o órgão tem sede física) anunciaram formas de poder intervir na federação para tornar sua gestão mais transparente.
     O Parlamento Suíço deu prazo até dezembro deste ano para que a Fifa reformule suas regras e passe a aceitar auditorias externas. "Está na hora de todos seguirem as mesmas leis", afirmou Roland Buchel, deputado suíço.
     A senadora Geraldine Savary ainda apresentou ao governo uma proposta de lei para obrigar as organizações esportivas sediadas na Suíça (o que inclui o Comitê Olímpico Internacional) a publicarem suas contas e serem transparentes. "Não há como continuar desse jeito", afirmou.
    A Administração de Finanças da Suíça advertiu, em nota à Fifa, que o fato de a entidade contar com benefícios fiscais no país não pode ser pretexto para praticar evasão fiscal, um dos crimes em que pesam suspeitas sobre a entidade. Em poucos meses, um terço dos 24 membros do Comitê Executivo da Fifa foi acusado de corrupção - houve suspensões.
     Eleição. Acusado de pagar subornos para obter votos para a escolha do Catar como sede do Mundial 2022, Mohamed Bin Hammam pediu ontem investigação na Fifa contra Blatter, alegando que ele sabia das supostas propinas e não se opôs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário