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sexta-feira, 18 de março de 2011

13/03/2011 - 21:45 | Enviado por: Marcus Quintella
Reproduzo aqui a matéria abaixo, publicada no site da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), em 11/03/2011.

     Tecnologicamente falando, não há diferenças entre o trem e o metrô, ambos são movidos por energia elétrica e andam sobre o mesmo tipo de trilhos. Já o VLT - veículo leve sobre trilhos - pode ser movido tanto por tração elétrica quanto por diesel.
     O interior dos carros são bem parecidos, se diferenciando apenas no aspecto de modernidade. As pessoas que viagem de trem tem a sensação de estar no passado, pois no Brasil poucos trens foram modificados. Já o primeiro metrô do pais surgiu na década de 70, e já passou por inúmeras modificações. O VLT não pode ser comparado, nesse aspecto, pois é o mais recente transporte deste modal. Sua primeira e única linha em funcionamento foi inaugurada em 2009, tendo como destino Crato e Juazeiro do Norte, no Vale do Cariri cearense; em outras regiões como, por exemplo, em Maceió e Belo Horizonte, o sistema ainda está em processo de teste.
     No Brasil, são transportados cerca de 7,7 milhões de passageiros por dia. O setor metroferroviário está em expansão, basta observar o investimento realizado pelo PAC da Mobilidade, que vai mobilizar 18 milhões em projetos de implementação do metrô, do monotrilho, do veículo leve sobre trilhos (VLT), do trem de alta velocidade e do BRT - Bus Rapid Transit - que consiste em corredores exclusivos para ônibus, que é o único projeto cotado que não faz parte do setor.
Diferenciando os trilhos
Trem – Os trens metropolitanos transportam passageiros através de diferentes cidades metropolitanas. Normalmente, circula em regiões menos povoadas; em geral seu deslocamento se dá na superfície, mas isto não é regra. Trens maiores têm em média 12 vagões, com cerca de 20 metros cada, totalizando assim 250 metros de extensão. As estações são mais distantes, possibilitando que o veículo alcance a velocidade máxima de 90 km; o intervalo de uma composição para outra pode ser de, aproximadamente, 15 a 90 minutos, dependendo da localidade.
Metrô - O metrô normalmente circula em regiões densas sobre o centro, por modo subterrâneo. Sua circulação é feita somente dentro de uma mesma cidade. As composições são formadas por 6 vagões, tendo no máximo 120 metros de extensão. O tempo de intervalo é, em média, de 90 a 130 segundos. As estações são mais próximas do que as do trem podendo atingir a velocidade de 80 km.
VLT - O veículo leve sobre trilhos (VLT) é uma modalidade de transporte de média capacidade. Possui cerca de três carros por composição, podendo transportar 600 pessoas, em média, por viagem, tendo um intervalo de aproximadamente 15 minutos.

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