Páginas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Garantida apreensão de madeira transportada do
Pará e Mato Grosso com licenças do Ibama vencidas

     A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), apreensões de madeiras feitas no Pará e em Mato Grosso. As cargas estavam sendo transportadas com guias de autorização do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vencidas.
     A Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal Especializada (PFE) junto ao Ibama explicaram que Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPF) deve acompanhar obrigatoriamente a carga da origem até o destino final do produto transportado. A determinação está prevista na Lei nº 9.605/98, que trata dos crimes ambientais e no Decreto 3.179/99. Como as guias estavam vencidas, a atuação dos fiscais do Ibama foi plenamente legal, ressaltaram os procuradores federais que atuaram no caso.
     Tanto a empresa Conselho e Indústria de Madeiras do Pará Ltda. (Cimpal), que vendeu 29.293 m³ de madeira serrada de pau amarelo, quanto a Maravai Madeiras Ltda. EPP, que transportava carga do Município de Sinop (MT) para Porto Alegre (RS), foram autuadas por fiscais do Ibama.
     A 5ª Turma Suplementar do TRF da 1ª Região concordou com os argumentos da AGU e negou o pedido de liberação da madeira. Os desembargadores apontaram jurisprudência do próprio Tribunal no sentido de que a "autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPF) deve acompanhar a madeira durante todo o seu transporte, por isso a legalidade da apreensão da carga que não esteja devidamente acobertada".
     A PRF 1ª Região e a PFE/Ibama são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.


Piada
Num exame de rotina, o médico do hospício pergunta para um dos seus pacientes:
- E então, Napoleão, o que foi que você inventou dessa vez?
- Eu inventei um objeto que permite que você veja através das paredes.
- É mesmo? - pergunta o médico, cético. - E como se chama esse objeto?
- Janela.

Classificado avulso
Artefatos de Caça - Vendo chifres ornamentais, grandes, encorpados, firmes, frondosos, vistosos, novinhos em folha, recém-colocados na minha testa por minha mulher e minha amante.

(tem foto)
História de Vida
Pintora supera preconceito com competência e dedicação

     Há 22 anos, a entãosecretária-executiva da Infraero, que administra a maioria dos aeroportos doBrasil, deixou a empresa e aceitou o desafio de ter seu próprio negócio aoabrir uma peixaria em Cuiabá com o esposo e o cunhado. O que era um sonhoacabou em pesadelo ao terem que fechar as portas. Foi então que Maria AparecidaCosta Oliveira, 57 anos, se viu desempregada e sem perspectivas. Porém, umasimples ideia mudou a sua vida: trabalhar no ramo da construção civil comopintora. A opção inicialmente ganhou capítulos de drama pelo preconceito emfunção de muitos tratarem a profissão como tipicamente masculina. Com o passardos anos, ela superou os obstáculos e com competência e dedicação, se tornouuma das profissionais mais conceituadas do ramo na Capital.
     Atualmente, a pintoratroca informações com os colegas de profissão, aqueles mesmo que um dia adiscriminaram e acharam que esta não era capaz. “Foi uma situação difícil, poisde uma hora para outra, eu e meu esposo, Orivaldo de Oliveira Filho, estávamosdesempregados e precisávamos encontrar uma solução e a partir daí, começamos atrabalhar juntos como pintores. No início, houve muito preconceito dos demaispintores e até dos clientes. Mas, com dedicação, mostrei que poderia contribuircom o diferencial do toque feminino, tendo mais facilidade na delicadeza e napreocupação com os detalhes”, contou Maria Aparecida.
     Parceira do Grupo Todimohá mais de dez anos, a pintora agradece o apoio da empresa que sempre acreditouem seu potencial. “Sou cliente da empresa e agradeço pela parceria concedida amim e aos demais pintores onde a Todimo possui lojas. Fico agradecida apenas emver como o Grupo valoriza esses profissionais que também são discriminados pormuitas vezes estarem sujos de tinta”, lembrou Maria.
     Uma das formas devalorização aos pintores é a realização do evento em comemoração ao dia desteprofissional, que acontece todos os anos no dia 18 de outubro. A celebração épromovida pelo Grupo Todimo e a empresa de tintas Suvinil, parceiras desde1983. “Além disso, as empresas procuram especializar a mão-de-obra dosprofissionais. Com isso, aprendemos mais e temos mais oportunidades no mercadode trabalho. Também por isso sempre recomendo as duas empresas aos meusclientes”, confessou a pintora.
     Com o passar dos anos,Maria Aparecida foi ganhando o respeito e a confiança não apenas dos demaispintores, mas também dos clientes. “Hoje atuo juntamente com o meu esposo noramo de construção civil e amo o que faço. A pintura me proporciona levar adecoração às casas das pessoas”, concluiu. (Luciane Mildenberger)

Nenhum comentário:

Postar um comentário