Páginas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Fala sério!
A segurança que se espera
     Um novo modelo de segurança? Um novo sistema de trabalhar a segurança? A verdade é que o povo de Mato Grosso ainda está surpreso com os novos métodos e as mudanças  adotadas na área de segurança pelo Secretário de Estado de Justiça e Segurança, ex-deputado Carlos Brito e apoiado com toda disposição pelo novo Comandante da Policia Militar do Estado, coronel Adailton Evaristo de  Moraes Costa. Ou ao contrário..
      Na verdade, não importa o método e o modelo de organização adotados na área de segurança, seja lá quem for o comandante ou secretário, muito menos o governador. O que o povo espera, em verdade, é o resultado. E não aquele resultado de final de semana, quando os assassinatos por bebedeiras, paixões recolhidas e  briga de vizinhos diminuem por eventuais circunstâncias.
     Não se pode negar, tampouco navegar em ilusões, que a indicação de Carlos Brito para a Secretaria de Segurança gerou insegurança no povo, não menos a mudança de comando da Polícia Militar deixou de ganhar criticas entre os policiais militares. São fatores naturais em qualquer tipo de mudança e, muito mais, quando a falta de confiabilidade profissional pesponta entre as críticas. Entretanto, é preciso dar “tempo ao tempo” para pode analisar os resultados aplicados.
     O tumulto gerado na área de segurança, que já vem claudicante de há muito tempo, mesmo tendo alguns dados numéricos trabalhados contra a realidade dos fatos, partiu, justamente, da falta de experiência e, muito mais trapalhadas na hora de comunicar e explicar ao povo. É sabido que não se impõe quando se quer convencer o povo. Assim como, é sabido que “uma boa conversa é  arte do convencimento”.   Faltou comunicação e sobrou imposição.         
     Não adianta tentar mostrar ao povo que diminuiu os assassinatos no final de semana quando se sabe que certos tipos de crimes não dependem da policia estar ou não perto. Tampouco manipular dados numéricos, mesmo o porque, a falta de segurança o povo sente com a instabilidade emocional de cada um de ir e vir com liberdade.
     Diante do quadro que está ai, na área de segurança no Estado, ainda é tempo de dar tempo para analisar resultados. Nada de justificar a falta de segurança

Nenhum comentário:

Postar um comentário