Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CPIs  não viram nada
     Não estou lembrado de uma CPI sequer que foi concluída, devidamente, como manda os costumes naturais e legais. Ela sempre fica pelo meio do caminho, quer dizer, nem mais e nem menos. Mas, vira e mexe, lá vem um deputado, vereador ou senador querendo abrir CPI. E faz aquela festa. A imprensa anuncia, publica-se entrevista e, ai vem a fase da negociação e tudo termina em aalguns trocados para comprar pizza...E tem pizza que sai cara.....

Código penal
PL quer garantir liberdade
sexual de deficiente mental

     Ela o chamava de “meu marido” e tinha deficiência mental. Ele, retribuindo, referia-se a ela como “minha mulher” e tinha desenvolvimento mental limítrofe. Um dia, depois de uma discussão e 15 anos de convivência em união estável, a Polícia apareceu na residência dos dois. O homem foi levado para a delegacia, acusado de estupro de vulnerável. Se depender de um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, casos como esse, narrado pelo defensor público Gustavo Junqueira, deixarão de existir.
     Da história narrada até hoje, entende-se por estupro de vulnerável a conjunção carnal ou ato libidinoso com menor de 14 anos ou com pessoa que, em decorrência de enfermidade ou deficiência mental, não tenha o necessário discernimento do ato ou não possa oferecer resistência. O tipo penal de estupro de vulnerável foi adicionado à legislação penal material por meio da Lei 12.015, de 2009.
     Pelo Projeto de Lei 1.213, de 2011, a ideia de vulnerabilidade passa a ter dois aspectos, um relativo e outro absoluto. O texto foi apresentado pelo deputado Carlos Bezerra (MT). Segundo o parlamentar, “a alteração dos dispositivos penais relacionados à violação da liberdade sexual representou um avanço; porém, manteve um erro com relação às pessoas portadoras de necessidades especiais quanto ao discernimento, suprimindo-lhes a prática sexual”.
     A ideia concebida pelo deputado teve inspirações em outro texto. Em artigo publicado em 2009, na APMP Revista, o procurador de Justiça Oswaldo Henrique Duek Marques, ao lado do psiquiatra Davi Alves de Souza Lima, escreveu que “a sexualidade é um fato importante para o desenvolvimento da personalidade e as expressões de sexualidade não devem ser recriminadas, mas sim tratadas como algo natural”. (Marília Scribon)


Liberdade de imprensa
Ato público não precisa de
 autorização para ser noticiado
     
     A 2ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo deu provimento parcial à apelação de João Batista de Carvalho Duarte e Wilson Alves Reina contra a Editora Globo e o jornalista George Alonso de Magalhães. Eles pediam indenização com o argumento de que não autorizaram a citação de seu nome na reportagem e que não tiveram contato com o repórter. Mas, de acordo com a decisão, a notoriedade e os atos praticados em locais públicos reduzem "a inviolabilidade do direito à intimidade e afasta a necessidade de prévia autorização dos envolvidos", escreveu o desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez.
     A reportagem, publicada em julho de 1998 na revista Marie Claire, narra o destino de jovens que participaram da "Turma do Barão" — um grupo de jovens acusado de acabar violentamente com festas, destruir bares e restaurantes de 1975 a 1985, no bairro de Perdizes, na zona oeste de São Paulo. Eles se encontravam na esquina das ruas Homem de Melo com Ministro Godoy, onde estão os prédios Barão de Ladário e Barão de Laguna.
      De acordo com a notícia, quando detidos, esses jovens acabavam liberados por influência dos pais, de empresários importantes a militares graduados, inclusive o coronel do Exército Hugo Reina, que já morreu e era da família dos autores da ação. (Marília Scribon)

Julio estaria escondendo a bufunfa

     A noticia veiculada no jornal A Gazeta já corre na boca do povo e o vereador Julio Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Cuiabá v ai ter que explicar a decisão que tomou  de acabar com sua verba de representação que igualava seu salário ao do prefeito Chico Galindo (PTB) - em torno de R$ 14 mil. Esse manobra é vista com desconfiança por parte de alguns, diz o jornal A Gazeta.
     Pinheiro, que cortou sua verba de representação, por outro lado, ampliou em muitos milhares de reais as verbas do gabinete da presidência. Julio Pinheiro, comenta-se, que mostrar uma imagem para a sociedade, mas na verdade, o retrato é outro.


Outra vez
Irmã de Lula é candidata
     Todo ano eleitoral é a mesma história, a irmã de Lula,  Ledinalva da Silva Santos, funcionária pública, que mora em Cuiabá, vai se candidatar a vereadora e desta vez os meios de comunicação já anunciam que ela trocou de partido, saiu do PT e foi para o PTB, com a condição de disputar, em 2012, uma vaga na Câmara Municipal. O presidente do PTB na Capital e secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Dilemário Alencar, garante que Ledinalva se filiou à legenda no dia 5 de outubro, ou seja, dois dias antes de vencer o prazo permitido aos interessados em disputar as eleições do ano que vem.
     Para quem não está lembrado, a irmã de Lula foi um dos "trunfos" que Wilson Santos (PSDB) utilizou em sua campanha pela reeleição ao Palácio Alencastro, em 2008. Após atuar como cabo eleitoral do tucano, Ledinalva ganhou uma "boquinha" na prefeitura. E nunca mais saiu. Filiada ao partido do prefeito Chico Galindo, obviamente, está com o emprego garantido.

Sertanejo vira pop no Brasil
     A renovação não para. Depois da onda universitária, a moda agora na música sertaneja é misturar estilos e dar uma cara mais pop ao gênero.
"Esse sertanejo novo surgiu das festas de rodeio e das feiras de agronegócio. É uma música mais animada", avalia Murillo Junior, diretor artístico da rádio Band FM. Segundo ele, a ideia é conquistar o público festeiro.
     "O sertanejo foi sendo moldado a fim de agradar a quem quer sair para dançar e curtir.
     Os exemplos mais recentes de hits que seguem essa linha são "Balada (Tchê Tchê Rere)", de Gusttavo Lima, e "Ai se Eu te Pego", de Michel Teló.
"Essas músicas devem fechar o ano como as mais executadas do Brasil", afirma Murillo.
    "Gusttavo Lima e Você", mais recente trabalho do músico, ocupa a oitava posição entre os álbuns mais vendidos do Brasil, de acordo com a ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos), com base no período de 10 a 16 de outubro --deixando para trás "Ao Vivo no Rio", de Luan Santana.
     "Não deixo o romantismo de lado, mas as canções mais 'para cima' não podem faltar.     
     O sertanejo mudou muito dos anos 2000 para cá. Fala de amor, mas também de curtição", diz Gusttavo Lima.(Thatiana Mendes)

Mulher de Kaká
 "era heroína da fé, mas tratava mal as pessoas”
     Carol Celico, esposa do jogador Kaká, resolveu quebrar o silêncio e falar sobre o desligamento do casal da Igreja Renascer, ocorrido há cerca de um ano. Em entrevista à revista "Istoé", a ex-pastora afirmou que cresceu e aprendeu com os erros cometidos no passado.
     “Não penso mais como aquela Carol, mais imatura, influenciável. Quero seguir o meu caminho com as minhas próprias pernas. Esse foi o motivo pelo qual saí da Renascer”, afirmou Carol.
     A mulher de Kaká ainda falou da relação com sua mãe, Rosângela Lyra, católica e empresária da moda, que tentou conter o fanatismo de sua filha.
      “Ela quis me proteger da Renascer. Tentou me afastar da igreja, mas sempre que ela tentava, eu entrava mais e mais. Cheguei a jogar fora as coisas dela de santo, a quebrar uma pulseirinha. Me envolvi completamente, fui fanática”, revelou.
     Em 2009, no auge de seu fanatismo pela igreja, Carol chegou a afirmar que Deus havia dado dinheiro ao Real Madrid para contratar seu marido. “Me arrependo profundamente dessa declaração. Escutei de uma pessoa e repeti”, disse.
     “Foi um baque perceber que estava querendo agradar mais a pessoas do que a Deus. Olhando as atitudes dos meus líderes, percebi situações em que a palavra não condizia com a atitude. Na igreja, eu era superheroína da fé, superpastora, mas chegava em casa tratava mal a pessoa que trabalhava para mim”, completou.


Piada
-Alô! É da polícia? Tem um gato querendo me matar!
-Como? Desculpe, senhor, mais isso é impossível!
-Inpossível?! Ele está quase me atacando!
-Quem está falando?
-É O Papagaio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário