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sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

PÁGINA (04) QUATRO

(tem foto)
Motoristas do BUSCAR participam
 de treinamento da Escolinha
 da Pantanal Transporte
     Motoristas e funcionários do projeto social “Serviço de Atendimento Especial – Buscar criado e mantido gratuitamente desde 1988 pela Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos de Mato Grosso – MTU participaram na semana passada de treinamento na Escolinha para Motoristas, cobradores e fiscais da empresa Pantanal Transporte, no bairro Jardim Vitória. E escola possui dois ônibus exclusivos para treinamento. O curso foi necessário para que os motoristas conhecessem detalhes das novas vans que foram adquiridas pela MTU para atender o Buscar.
      O treinamento de motoristas e cobradores do Sistema de Transporte Coletivo de Cuiabá para atender deficientes já vem sendo realizado há alguns anos na Escola de Motoristas da empresa Pantanal Transporte. Em um dos cursos havia a presença de deficientes físicos para discutir melhorias no sistema do transporte coletivo de Cuiabá. Os trabalhadores ouvem as reclamações em busca de aperfeiçoar o serviço, inclusive no auxilio no embarque e desembarque dos deficientes.
     Em seguida, os portadores de necessidades especiais estarão participam de uma simulação, no pátio da empresa, com os trabalhadores. “É muito importante esse contato, onde os próprios cadeirantes ou deficientes visuais tem a oportunidade demonstrar as reais dificuldades que os mesmos enfrentam no dia a dia ao utilizar o transporte coletivo da Capital”, disse o instrutor de segurança de trânsito, José Antunes Silva.
     A nova frota do Buscar foi apresentada na semana passada durante evento de confraternização da Associação Matogrossense dos Deficientes (ANDE) Criado há 13 anos em parceria com a Prefeitura de Cuiabá para atender o transporte de pessoas portadoras de deficiência motora grave na cidade de Cuiabá, o serviço que é totalmente gratuito, ganhou cinco novas Vans que atendem os usuários avaliados e cadastrados pela Associação Matogrossense dos Deficientes (ANDE), contribuindo com a acessibilidade através de um serviço especializado, seguro e confortável. Hoje são atendidos 376 usuários fixos e eventuais, somando 3.451 atendimentos/mês.
O Buscar atende prioritariamente o transporte dos usuários que necessitam de transporte para: consultas médicas, odontologia, exames laboratoriais, fisioterapia, educação especial, trabalho e lazer e outros. Já no caso dos atendimentos esporádicos, é preciso fazer agendamentos com 48 horas de antecedência.
      Os motoristas ficam responsáveis para analisar se o usuário tem condições de seguir viagem com ou sem acompanhante. O motorista ajudará no embarque e desembarque, sem entrar em residências, prédios ou estabelecimentos comerciais.  É proibido o transporte de mercadorias, móveis, bebidas e quaisquer outros utensílios dentro dos veículos.
     Para mais informações: telefones (65)3313-7600 (ramal 7622), (65)9922-4543 de 2ª a 6ª-feira das 8h às 17h. O serviço de transporte BUSCAR funciona das 6h às 22h de 2ª a 6ª feira, com os horários de:  Ida às 6h ,8h,10h, 12h e 18h.  Retorno às 10h, 15h, 17h e 22h horas. buscar@amtu.com.br

Cada acidente com morte no trânsito
 custa R$ 567 mil aos cofres públicos
    O Brasil está em quinto lugar entre os países com maior número de mortesno trânsito, segundo a Organização das Nações Unidas. Com os acidentes, oprejuízo é de aproximadamente R$ 14,5 bilhões – o que equivale à arrecadaçãoanual de impostos de Acre, Alagoas, Amapá, Tocantins, Maranhão, Paraíba eSergipe.
    Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e daPolícia Rodoviária Federal, as tragédias nas estradas custaram R$ 9,565 bilhõesaté agosto (dado mais recente disponível), 4,6% a mais que em 2010.
    De acordo com os analistas do Ipea, por volta de 60% do prejuízo vem daperda de produção do trabalhador: a pessoa morre ou fica incapacitada. Osdemais gastos são de atendimentos hospitalares, danos ao veículo, etc. Cadamorte custa, segundo o Ipea, R$ 567 mil aos cofres públicos.
    O Brasil é um dos signatário do acordo das Nações Unidas chamado deDécada de Ação para Segurança Viária – que promete reduzir pela metade as mortesno trânsito até 2020. A Espanha, por exemplo, conseguiu instituir um planonacional e cortar em 57% os óbitos nas rodovias.
    O caso brasileiro tem seguido o caminho inverso. As perdas nas estradastêm aumentado em média 7% por ano desde 2004. O país só está atrás de Índia,China, Estados Unidos e Rússia na quantidade de mortos. Alguns dos principaisproblemas apontados é que as estradas deixaram de ser eminentemente rurais ecresceu bastante o número de motocicletas em circulação – hoje elas já correspondema 22% da frota.

Imprensa covarde, suja e de rabo preso

     “A imprensa de Mato Grosso, sem qualquer exceção, é covarde, suja, de rabo preso, e de séria não tem nada. No Sul e Sudeste do País, na Europa ou nos EUA, as matérias que publiquei abaixo serviriam, no mínimo, para questionamentos sobre a veracidade ou não dos fatos. Em MT ocorre o contrário. Cuidam para que tudo permaneça no esquecimento. Até comentarios de leitores são vetados no sites mais acessados. Os considerados grandes não entram no assunto, ignorando tudo, por que dependem do Governo Estadual ou de outros poderes citados para não falir. Dependem também da influência de autoridades para acelerar pagamentos extras, exclusos de notas fiscais e empenhos. Em dinheiro vivo.” Ely Santantonio/Curto&Grosso
Resposta: Para denunciar o jornalista não pode ter o rabo preso. Tem que ser, no mínimo, íntegro.  Tem um ditado que diz: “sujo não pode falar do mal lavado”.

Saiba que
As  freiras, antes de deitar, rezam um terço em um quarto."


STF: Porte de drogas para consumo próprio tem prioridade

     O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal decidiu dar “repercussão geral” ao julgamento de um recurso extraordinário (RE 635659), com base no qual vai decidir se é constitucional ou não o dispositivo da Lei de Tóxicos (Lei 11.343/2006) que tipifica como crime o uso de drogas para consumo próprio. A decisão futura terá de ser aplicada pelas instâncias inferiores em casos idênticos.
A matéria será discutida em face do inciso 10 do artigo 5ºda Constituição (“cláusula pétrea”), segundo o qual “são invioláveis a intimidade, a vida privada” das pessoas. O recurso, agora com repercussão geral, é da Defensoria Pública de São Paulo, e tem como relator o ministro Gilmar Mendes.
Defensoria Pública
     A Defensoria Pública argumenta que “o porte de drogas para uso próprio não afronta a chamada “saúde pública” (objeto jurídico do delito de tráfico de drogas), mas apenas, e quando muito, a saúde pessoal do próprio usuário”. O acórdão questionado é do Colégio Recursal do Juizado Especial Cível de Diadema (SP) que, com base na Lei de Tóxicos, manteve a condenação de um usuário à pena de dois meses de prestação de serviços à comunidade.
Relevância
     Ao manifestar-se pela repercussão geral da matéria discutida no recurso, o ministro Gilmar Mendes destacou a relevância social e jurídica do tema. “Trata-se de discussão que alcança, certamente, grande número de interessados, sendo necessária a manifestação desta Corte para a pacificação da matéria”,frisou.

Piada
Na aula de Ciências, o professor pergunta ao aluno:
- O que se deve fazer quando alguém está sentindo dores no coração?
- Apagar a luz!
- Apagar a luz? Você ficou maluco?
- Ora, professor, o senhor nunca ouviu dizer que o que os olhos não vêem o coração não sente?

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